Primeira exposição de longa duração

O Homem e o trabalho - a magia da mão

A exposição inaugural de longa duração contou, ao longo de 12 anos, ente agosto 2001 e março de 2013, a história do território que é hoje o concelho de Coruche. O percurso  expositivo O Homem e o trabalho - a magia da mãoassentava no conceito de que o que nos faz humanos é a capacidade de realização e de intervenção a que chamamos trabalho.

Conceptualmente encontrava-se estruturado numa relação dicotómica entre Homem/Natureza, Liberdade/ Determinismo, Progresso/Destino e Domínio/Respeito. Mas, acima de tudo, pretendia conduzir os visitantes a uma atitude refllexiva, conducente a um progresso sustentável. A um devir histórico em harmonia com a Natureza. Como tal, tratou-se de uma exposição estruturante no todo do projecto museológico deste Museu, e a partir da qual se puderam estabelecer relações de vária ordem com as exposições temporárias.

Veja o filme do CD-ROM interativo de visita virtual

Catálogo disponível na loja do Museu

Atualizado em 05-11-2019